A Orquestra


O termo OPUS vem do latim e significa “obra” sendo comumente utilizado no sentido de obra de arte. As peças musicais de certos compositores são identificados por um numero opus, que geralmente é atribuído de acordo com a ordem de composição ou a ordem de publicação. Neste caso, 68 faz alusão a sinfonia pastoral de Beethoven (6ª sinfonia).


Formados por alunos dos diversos níveis de ensino do IFET, teve suas atividades iniciadas na segunda semana de maio de 2008. Com iniciação em flauta-doce, os “passarinhos” começaram a colorir a escola com musica e atrair amantes dessa arte... o projeto musical OPUS 68 tem como principal finalidade o des pertar para o universo musical, construindo através do ensino desta arte um caminho concreto, para edificação e interferência neste cenário.








No dia 25 de Outubro, o site Gazzeta publicou uma matéria sobre a Opus68. Como o título já diz, a reportagem fala sobre os benefícios que a música trouxe para os alunos do IF-Sertão Pernambucano (antigo CEFET).

"Em pouco tempo, a Orquestra que tocava flauta doce estava formada e fazendo apresentações. “Esse processo de iniciação durou de maio até agosto”, disse Luciano. Os instrumentos que já estavam na escola foram sendo agregados e ajudando na composição do grupo de 20 pessoas. “A gente começou a misturar cordas, sopros, saxofones e no final de 2008, a gente já tinha uma pequena orquestra de câmara”, declarou. "A matéria na íntegra está no endereço http://www.gazzeta.com.br/noticia.php?id=5466

Em quase três anos de estrada, a Opus 68 tocou por diversas cidades do interior de Pernambuco e da Bahia e duas capitais bem conhecidas, Recife-PE e Brasília-DF. Não só através do site do Instituto Federal do Sertão Pernambucano ou desse blog, diversas reportagens foram feitas sobre o nosso trabalho. Foram matérias televisionadas, impressas, via rádio e em sites, levando ao público um pouco do que temos feito em todo esse tempo e sempre os convidando a conferir de perto um pouco de boa música.

Veja algumas das matérias clicando nos links abaixo:















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram